Bem-estarDicas para Treinadores de Saúde

Stonyfield Organic Cooking Tour + Porque a comida orgânica é importante

Há algumas semanas atrás fui convidado para ir à Califórnia pela Stonyfield Organic para uma visita a uma quinta e cozinha biológica. Tenho sido um grande fã da marca Stonyfield Organic durante anos. Sempre adorei o iogurte deles e estou muito interessado no movimento dos alimentos orgânicos, então a viagem me pareceu uma grande oportunidade. Acrescente-se o fato de que íamos conhecer Alice Waters, jantar no Chez Panisse, fazer um tour e provar na Preston Farm e na Organic Winery e conhecer Doug Lipton de SHED Healdsburg… Eu sabia que essa viagem era uma coisa única na vida.

O que eu não percebi foi o quanto eu iria aprender sobre agricultura orgânica e o quanto eu ficaria impressionado com a missão e as pessoas por trás da Stonyfield Organic. Gary Hirshberg, um dos co-fundadores, estava na viagem conosco e, uau, ele é uma riqueza incrível de conhecimento. Você pode olhar para ele e pensar que ele é apenas mais um homem de negócios, mas quando você o ouve falar por um minuto você entende que sua missão é muito além de vender mais iogurte. Ele vem de uma formação em ciências ambientais, então ele realmente se preocupa com o meio ambiente e opta por promover práticas de agricultura orgânica devido aos seus benefícios para a nossa saúde e o impacto ambiental. Aprendi tanto com ele só de ouvir enquanto andávamos de autocarro durante o nosso passeio. PS, se você ainda não ouviu o episódio de How I Built This podcast com o Gary, você tem que conferir. É incrível aprender todos os bastidores de como Stonyfield Organic veio a ser e os desafios que eles enfrentaram pelo caminho. É realmente inspirador!

De volta ao passeio – começou numa segunda-feira de manhã. Nós dirigimos de San Fran até Healdsburg, Califórnia, para visitar “HomeFarm” – a fazenda familiar de Cindy Daniel e Doug Lipton, os donos do SHED, um famoso mercado e café focado em comida local no centro de Healdsburg.

Objectivos de quintal… amirite?

Doug graciosamente nos deu o grande tour e falou sobre suas práticas de agricultura orgânica, incluindo rotação de culturas e compostagem.

Tivemos um almoço de piquenique, bebemos água de gengibre kefir (tão boa!) e depois fomos para Preston, uma quinta e adega orgânica próxima. Preston faz vinhos biodinâmicos e orgânicos, mas eles também têm uma fazenda orgânica na vinha e um forno a lenha. Isto significa que você pode beber um copo de vinho enquanto desfruta de um pão de massa fresca, azeite caseiro e pickles… e tudo é delicioso! Se você está interessado em saber mais sobre o que faz um vinho biodinâmico, confira este artigo.

Nessa tarde tivemos uma aula de “cozinhar com iogurte” com o chef do SHED. Fizemos um molho de beterraba que foi fenomenal, então eu definitivamente quero tentar recriá-lo em breve.

Também fizemos máscaras de iogurte com algas marinhas, que eu experimentei naquela noite no Hotel Les Mars.

Juro que esta máscara salvou a minha pele com jet-lag.

Nessa noite, tivemos um jantar em grupo no SHED, o que foi tão incrível. Aqui está uma das saladas deslumbrantes que comemos.

Aqui estou eu a beber um arbusto com vinagre de cidra de maçã antes do jantar… como todos sabem, estou sempre a querer um pouco de acção de vinagre de cidra de maçã.

No dia seguinte, conhecemos a Alice Waters no pátio da escola de comestíveis em Berkeley.

Esta foi uma experiência SUCH A COOL – não só para conhecer Alice, chef de renome mundial, restauradora, activista, autora e a primeira mulher a ganhar o prémio James Beard Award for Outstanding Chef, mas também para ver o pátio original da Escola Comestível em acção.

Para o almoço, apreciamos uma refeição no restaurante da Alice, Chez Panisse, que foi tão adorável quanto você imagina.

O menu muda duas vezes por dia com base no que está na estação e disponível no mercado e você pode saborear o frescor a cada mordida.

Pão fresco e azeitonas para começar.

Chicórias com vinagrete de mostarda, beterraba assada e ovo.

Amêijoas, peixes-galego e camarão cozidos no forno a lenha com alho francês, açafrão, romesco e allioli.

Após o almoço fomos até Santa Cruz para conhecer o programa de agricultura orgânica da UC Santa Cruz, também conhecida como Centro de Agroecologia e Sistemas Alimentares Sustentáveis. Esta foi uma experiência realmente especial porque este programa está orientado para ensinar as habilidades necessárias para se tornar um agricultor orgânico. E sejamos reais – a agricultura é um trabalho duro e muitas pessoas da geração mais jovem podem não estar familiarizadas com ela. Fizemos uma turnê pelo belo campus com terras agrícolas verdes com vista para o Oceano Pacífico, ouvimos dois alunos sobre sua experiência com o programa e depois desfrutamos de um jantar no celeiro Hay Barn da escola.

No geral, a viagem foi uma experiência tão agradável e uma das melhores viagens de blogger em que tive a oportunidade de fazer parte. O grupo era pequeno, então realmente tivemos a oportunidade de nos conectarmos uns com os outros enquanto aprendíamos com Gary e a equipe de Stonyfield.

Com isso, eu só quero compartilhar algumas coisas que aprendi sobre agricultura orgânica nesta viagem, porque eu realmente acredito que todos nós deveríamos estar comprando orgânica quando possível.

A agricultura biológica (e a escolha de comprar produtos biológicos):

1) Ajuda a reduzir os pesticidas tóxicos persistentes. As fazendas não orgânicas pulverizam pesticidas e herbicidas tóxicos para manter as pragas à distância, e esses produtos químicos estão se mostrando extremamente prejudiciais aos polinizadores (abelhas!) e outros animais selvagens, assim como à saúde humana. Eles decompõem-se muito lentamente, permanecendo no nosso solo, água e ar. Alguns podem continuar a causar danos durante décadas depois de serem utilizados pela primeira vez. As práticas da agricultura orgânica, no entanto, proíbem o uso de pesticidas tóxicos persistentes. Isto faz com que as abelhas, o gado e a vida selvagem fiquem mais felizes e com alimentos mais seguros e nutritivos para nós.

Os agricultores orgânicos utilizam técnicas como rotação de culturas, compostagem, variedades de plantas resistentes a pragas e organismos benéficos, como as joaninhas, que não prejudicam as culturas enquanto se alimentam de criaturas indesejadas. Se necessário, os agricultores orgânicos também são capazes de usar substâncias naturais como pesticidas que não têm efeitos prejudiciais às pessoas ou ao meio ambiente e que não persistem no nosso solo, água ou ar. Os agricultores orgânicos têm acesso a cerca de 20 substâncias, enquanto que existem mais de 900 produtos de pesticidas sintéticos ativos registrados para uso na agricultura convencional pela EPA.

2.) Ajuda a combater as alterações climáticas e sequestra mais carbono do que a agricultura convencional. A agricultura é responsável por cerca de 15% de todas as emissões globais de gases com efeito de estufa. Mas está agora demonstrado que o solo orgânico sequestra 26% mais carbono do que o solo não orgânico. Em outras palavras, a agricultura orgânica tem o potencial de ser parte da solução para as mudanças climáticas, e isso é enorme para o futuro da agricultura.

O carbono é um componente necessário de um solo saudável, mas anos de práticas agrícolas convencionais esgotaram severamente os níveis de carbono nas terras agrícolas dos EUA. Novos estudos mostram que métodos de agricultura orgânica podem restaurar esse elemento ao solo, onde ele deveria estar, e remover o CO2 do ar, onde ele está causando rápidas mudanças climáticas. Este processo é chamado de “sequestro de solo” e é uma das soluções ambientais mais excitantes que a agricultura orgânica oferece.

Além disso, estudos mostram que mesmo quando calculadas com base no rendimento, as fazendas orgânicas ainda são mais eficientes energeticamente do que as fazendas convencionais.
3.) Promove uma maior biodiversidade. Em comparação com as fazendas convencionais, as fazendas orgânicas suportam uma maior diversidade de vida, incluindo carabídeos, aranhas, minhocas, parasitóides benéficos, plantas vasculares, abelhas e outros polinizadores nativos, aves, micróbios e fungos do solo, e pequenos roedores.

E algumas notas adicionais sobre as práticas orgânicas/não-GMO/pastureiras:

• Todos os produtos orgânicos são não-GMO, mas nem todos os produtos não-GMO são orgânicos. Às vezes ler etiquetas pode ser confuso, por isso é bom saber que quando você está comprando produtos orgânicos, eles são livres de GMO. Embora comer alimentos GMO possa não ser diretamente prejudicial à nossa saúde, a maioria das culturas GMO usadas pelos agricultores hoje em dia requer o uso de herbicidas tóxicos. O uso do glifosato, que foi classificado como um provável carcinógeno pelo IARC (International Agency for Research on Cancer), aumentou quase 15 vezes desde que as culturas geneticamente modificadas tolerantes ao glifosato, ou “Roundup Ready”, foram introduzidas em 1996.
  • Os animais criados na pastagem (gado, galinhas, etc.) são muito melhores para nós e para o meio ambiente. A criação em pastoreio permite aos animais fazer o trabalho. Eles colhem e se alimentam e fertilizam seus pastos, supervisionados pelo agricultor em um sistema cuidadosamente gerenciado. Isto significa significativamente menos consumo de combustíveis fósseis, menos erosão, menos poluição do ar e da água e maior fertilidade do solo. Além disso, você já viu como uma gema de ovo de uma galinha criada em pastagem parece vibrante? Isto é o que um ovo saudável deve parecer! Um estudo do Penn State descobriu que os ovos de galinhas criadas em pastagem continham níveis mais elevados de Vitaminas A, D & E, mais ácidos gordos Omega-3, e até sete vezes mais beta-caroteno.
  • Em geral, os cultivos orgânicos mostraram ter níveis mais altos de antioxidantes benéficos, menos resíduos de pesticidas e níveis mais baixos de cádmio (um metal tóxico) em comparação com os cultivos convencionais (ver estudos aqui e aqui). E o leite orgânico tem níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3 versus ácidos graxos ômega-6. Estudos continuam a mostrar que comer organicamente é mais nutritivo e eu pessoalmente acho que os alimentos orgânicos também sabem melhor!

Queres aprender ainda mais? Confira meu post sobre quando e por que comprar alimentos orgânicos, bem como este post sobre como fazer compras de produtos orgânicos com um orçamento. Este post é em parceria com Stonyfield Organic, mas como sempre as opiniões são as minhas.